Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2015

PRECEITOS BÁSICOS PARA VIDA EM GRUPO


PRECEITOS BÁSICOS PARA VIDA EM GRUPO
  1. Não há sucesso em qualquer empreendimento, seja pessoal, familiar, empresarial sem comunicação boa.
  2. Não existe comunicação sem que haja primeiro a humildade. Em casos em que preciso conversar, sobre problema específico, antes preciso preparar o caminho para 'puxar' a humildade em mim e em quem vou conversar, para depois fazê-lo.
  3. É preciso ter lugar, hora e ambiente apropriados. Conversar enquanto um ou outro faz outras coisas não é produtivo, pelo contrário, é desta maneira que surgem discussões mal acabadas, porque um não entendeu uma colocação infeliz de outro.
  4. Ataque sempre o problema, jamais a pessoa.
  5. Sempre há um outro lado da história. Antes de criticar, saber das motivações e das dificuldades do outro e para isto, permitir que outro sempre tenha oportunidade de se expressar. É prudente não confiar no que outras pessoas falaram, melhor é saber direto com envolvido. Nunca permito que alguém me corrija baseado no que ouviu de outros e exijo nome de quem falou.
  6. Isolar logicamente o problema, para que não se perca o foco e misture coisas desnecessárias e até inconvenientes. Se houver desvio ou fuga do foco, voltar a ele imediatamente, senão ter-se-á que começar do início.
  7. Em geral não deixar de ser franco, assim como não reagir prontamente e negativamente diante da franqueza de quem me fala. Manter se sempre calmo.
  8. Nunca rotular. Sempre é possível ver más e boas qualidades. Muitas vezes, eu preciso me esforçar para manter em foco as boas qualidades.
  9. Nunca devo achar que não há solução para um problema, eu só não sei ainda. Só porque eu não vejo a solução, não significa que não haja. Talvez esteja em minha frente, mas preciso de outra pessoa para vislumbrá-la.
  10. Se outros me trazem problemas, pedindo ajuda, devo escutar com bastante atenção o problema, a origem deste, o que implica, enfim o maior número possível de informações, antes de falar qualquer coisa.
  11. Se eu não sei solução, ou não tenho o que falar, melhor é não falar nada. Nunca sair falando sobre possível solução, pois em vez de ajudar, vou atrapalhar.
  12. Não devo achar que sei as respostas para problemas sem antes consultar outras pessoas afins. Talvez surjam ideias diferentes da minha com solução mais eficaz.
  13. Dividir em três partes: primeiro só junte ideias, depois a crítica das ideias, e por último o aproveitamento de partes de ideias.
  14. Ao ouvir ideias diferentes sobre qualquer problema, jamais devo sair criticando. Uma ideia aparentemente absurda, ou muito simples, ou 'bobinha', talvez seja a solução ou parte dela, pois desta pode vir a inspiração para a verdadeira solução.
  15. Sempre que houver um evento, seja pessoal, um acontecimento escolar, familiar, até no trânsito, fazer uma avaliação final do que foi bem e do que foi mal, e, se necessário, escrever.
  16. Sempre que houver um evento já acontecido, relembrar ou reler os resultados do anterior.
  17. Não dizer "eu quero" que seja assim, mas "eu gostaria de pedir" que fosse assim."Eu quero" subentende-se autoridade, arrogância e prepotência. "Eu gostaria de pedir" transmite calor e apelo, encontra corações mais cooperativos. Quando se pede com muita diplomacia e educação, fica difícil outra parte discordar.   
  18. Sempre que precise mudar atitude, comportamento, meu ou de outrem, saber que uma conversa nunca resolverá por completo. A primeira conversa abre caminho. São muitas conversas frequentes e programadas que levarão a real mudança.                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário